sábado, 14 de agosto de 2010

Professor Jocélio apresenta trabalho com publicação em Congresso Internacional

O I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, aconteceu nos dias 20 a 23 de julho de 2010, em João Pessoa, (Brasil), Várias das diversas autoridades em EJA, estavam presentes na oportunidade. O professor Jocélio aprsentou trabalho com publicação participando do GT de formação de professores.

Segue, abaixo, resumo do trabalho "O USO DO IMPLÍCITO NA TEORIA DOS ATOS DE FALA:
casos de solicitações indiretas envolvendo o público alvo da modalidade jovens e adultos" apresentado pelo professor Jocélio.

"Esta pesquisa tenta fazer uma leitura das principais contribuições da Teoria dos Atos de Fala dentro do contexto dos estudos pragmáticos, além de averiguar a presença e a função das solicitações indiretas em casos de interações lingüísticas com o público alvo da EJA. Neste artigo, veremos que, em Austin, falar é agir. Segundo Searle, esse agir acontece por meio de atos diretos, ou indiretos. Nossa análise aconteceu em um setor público municipal, criado para atender à demanda de jovens, adultos e idosos, oferecendo serviços de marcação de consultas via internet, atualização de cadastros do Programa Bolsa Família e emissão do cartão SUS. Trata-se de interações, portanto, pertencentes ao público alvo da EJA. Nossa análise constituiu-se de interações separadas em três grupos: interações entre funcionários de igual função, de funções com níveis distintos e de interações de funcionários em atendimento ao público. Analisamos seis casos representativos que nos levaram a identificar a presença, por vezes a preferência, pelos atos indiretos. Averiguamos também que a preferência pelos atos indiretos está ligada a estratégias de suavização e são bastante pertinentes em interações com sujeitos de EJA. Enquanto isso, as solicitações diretas demonstram intenção de enfatizar o ato realizado."

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