sábado, 14 de agosto de 2010

Professor Jocélio apresenta trabalho com publicação na V Semana de Humanidades promovida pelo Campus III da UEPB

A UEPB Campus III realizou nos dias 24 a 28 de maio a V Semana de Humanidades. O evento ofereceu oportunidade de publicação em vários GT's - grupos de trabalho. O professor Jocélio Coutinho apresentou o trabalho "Concepções de texto, leitura e escrita e os reflexos na prática do professor de língua materna"

Leia o resumo desse trabalho abaixo:

"Como formar, em nossas escolas, leitores e escritores competentes numa perspectiva cidadã? A prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa é intrinsecamente ligada às suas concepções de texto, leitura e escrita, e, para a formação de leitores e escritores competentes na escola, essas concepções devem ser mais amplas do que normalmente se concebe no ensino tradicional. Percebemos, a partir dos vários conceitos de texto, que há tantas formas de texto quantas linguagens existirem e que leitura é muito mais que decodificar as letras do alfabeto ou palavras de uma determinada língua. Ela pressupõe decodificação (não necessariamente de palavras), mas também compreensão. Admitir a existência de três níveis de leitura auxilia o professor em sua prática à medida que tais níveis estão ligados aos objetivos da leitura. Os resultados da leitura estão ligados aos objetivos do leitor no momento de realização dessa. Escrita é muito mais do que uma unidade de segunda ordem que transcreve a fala, unidade de primeira ordem. Existem muitas formas de escrita e não só a alfabética, cada uma com sua importância. Sendo assim, alargar nossas concepções sobre o que sejam texto, leitura e escrita é também ampliar nossos objetivos, conteúdos e metodologias enquanto professores de língua materna. O estudo dessas concepções se faz necessário mediante a necessidade de ampliarmos as possibilidades do emprego de novas práticas pedagógicas no ensino da leitura e da escrita na educação básica visando à formação de leitores e escritores mais competentes numa perspectiva cidadã. "

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